Desafio - Cozinha limpa e organizada!!

Olá pessoal, e ai tudo bom com vocês?

Bom... eu assumo, não nego, sou uma pessoa extremamente preguiçosa! E depois da maternidade nunca liguei para manter a casa em ordem 100% porquê é uma tarefa quase que impossível, a gente arruma dá três minutos e pluft, um brinquedo aparece. 

Tirando essa luta, de Vivi pega o brinquedo, guarda o brinquedo, leva pra lá eu tenho muita, mas MUUUUITA preguiça de ficar o tempo todo arrumando tudo, até porquê não tenho muito tempo, trabalho fora, cuida da Vivi do marido, de mim enfim... sempre jogo pro dia seguinte (coisa feia né, mas faço isso) e com a louça da pia é a mesma coisa, terminamos a janta e a preguiça bate e com ela o sono e já era, nem eu nem o maridão damos conta e deixamos pro dia seguinte, ou para o próximo... 

Lendo alguns blogs e assistindo alguns canais de maternidade vejo que essa luta de manter a casa organizada é quase uma guerra entre as mamães, afinal tudo conspira contra o tempo e nosso dia parece que não é tão produtivo.
Dentre alguns depoimentos que li e vi um me chamou a atenção foi da Flavia Calina que me fez refletir sobre a louça abandonada de um dia para o outro, no seu vídeo(acesse aqui) ela cria um desafio para si própria de organizar a cozinha antes de dormir durante 30 dias. Seu feedback com o publico foi contagiante, pois estava estampado no seu rosto como a simples atitude de lavar a louça e guardar as coisas da cozinha fazia se sentir melhor e seu dia render mais.

Seu vídeo ficou na minha cabeça e comecei a lembrar de como minha vó era sistemática com louça, ela não dormia sem organizar a cozinha, ou melhor não dormia com uma coisa fora do lugar, claro era um pouco de mais, porém minha vó aos meus olhos sempre teve tempo de tudo, de cuidar de 4 netos, fazer comida, cuidar do meu vô, e estava sempre com as unhas feitas e cabelo com permanente rsrsr (ela amava cachinhos), juntando todas informações meus morangos chegaram a uma conclusão:

Vou me desafiar a deixar a cozinha limpa antes de dormir por um Mês!

Obrigada pela inspiração Flavia e Vovó (mesmo ai do outro lado cuida de todos)

Bom ontem foi meu primeiro dia e deu super certo, hoje realmente o dia amanheceu melhor, digo com um ar diferente, fiz o mamá da Vivi e tudo estava limpo e guardado no seu lugar, o "processo" de sair de casa pela manhã foi mais fácil e pela primeira vez chegamos no horário certo na escola! 



Vou dar um feedback até completar um mês e digo se foi bom ou ruim!

Beijinhos e até mais!


Comentários

  1. É verdade,não é nada fácil manter a casa toda certinha,mas se não tentarmos vira uma zona srrs.. e como diz sempre a minha mãe: "Casa desarrumada, vida desorganizada"! Volta mesmo dando seu feedback, espero que seja positivo!
    Com carinho,
    http://papaimamaesuasementinha.blogspot.com.br/
    Nos sigam também >> https://www.facebook.com/ajornadadesamueloficial

    ResponderExcluir
  2. Manter a casa sempre arrumada não é mesmo fácil, principalmente quando não gostamos de serviço de casa -lavar louças, guardá-las. Casa dá muito trabalho, e quando trabalhamos fora, então, desacostumamos. Estou falando isso, porque também não gosto. Sujo muitas vasilhas!! Mas casa deve ser assim, veja como Carlos Drumond prefere.

    “Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
    Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
    Aqui tem vida... Casa arrumada é assim:
    Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
    entrada de luz.
    Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
    cenário de novela.
    Aqui tem vida...
    Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
    e os enfeites brincam de trocar de lugar.
    Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
    fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
    Sofá sem mancha?
    Tapete sem fio puxado?
    Mesa sem marca de copo?
    Tá na cara que é casa sem festa.
    E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
    Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
    Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
    passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
    Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
    A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
    Netos, pros vizinhos...
    E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
    ou namora a qualquer hora do dia.
    Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
    Arrume a sua casa todos os dias...
    Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
    E reconhecer nela o seu lugar.”

    ResponderExcluir
  3. Nilva tudo bom?? Essa crônica do Drummont lembro de ter lido ela na adolescência e ter pensado que realmente era essa casa que eu queria ter. Bom eu tenho essa casa, casa de gente, com vida, afinal meu desafio parou na cozinha hahaha sei que é doideira lutar contra a bagunça como disse no começo do post. Mas meu desafio é para criar um hábito bom, onde eu me ponho uma ordem a ser cumprida e consigo limpar a cozinha coisa que era muito difícil pra mim (acredite eu deixava louça na pia por 3 dias) E depois para lavar aquela montanha de louça demorava muito tempo e agora percebo que gasto menos tempo lavando o que sujei e não acumulando. É uma posição minha, só quero mostrar que é muito bom sentir a energia da casa nova, circulando e não parada como eu estava. Obrigada pela crônica, fazia anos que não lia, adoro o Drummont. Beijooos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário