Cabelos das mamães.

Com certeza virou TABU entre as mamães. Afinal, pintar os cabelos, fazer luzes, mechas durante a gravidez ou a amamentação faz mal ao bebê?

É uma questão que divide muito as opiniões, tanto de médicos e dos cabeleireiros. Alguns dizem que podem e não faz mal, outros dizem que não pode de jeito nenhum. 

Conversei com algumas mães, perguntei a opiniões de outras, conversei com médicos e especialistas em cabelos e não cheguei a conclusão alguma. É um assunto de muitos "eu acho isso" e "eu acredito nisso", e no fundo ninguém lhe dá uma conclusão. Nem mesmo os médicos sabem esclarecer a dúvida das mamães camaleoas.

Alguns especialistas dizem que não se pode pintar os cabelos, ou aplicar qualquer química nos cabelos, pois existe amônia nos produtos, e essa vai para corrente sanguínea, assim indo para o leito dos pequenos. Outros dizem que a quantidade de amônia é muito baixa e nem chega a sair pelo leite. 
Mas afinal o que há de tão mal em fazer umas luzes nos cabelos? Até porque somos mulheres e ficar bonita faz bem pro ego. Portanto, uma explicação de como se fabrica o leite materno.
Bom o leite materno é constituído de proteínas, vitaminas, sais, água e gordura da própria mãe, toda essa matéria prima é transformada em leite pelo hormônio prolactina nas glândulas mamárias e excretado pelos ductos mamários.
 
Concordo que é a corrente sanguínea que passa toda matéria prima para as glândulas, porém não devemos esquecer que a glândula mamária é uma glândula excretora, assim como as glândulas sudoríparas que produz o suor. Portanto podemos chegar a um acordo de que por ser uma glândula excretora, ela vai eliminar junto ao leite o que tiver em excesso no corpo da mulher, da mesma forma que acontece com o suor ou a urina.
 
Ou seja, o leite materno só terá uma alteração na sua matéria prima se na corrente sanguínea da mulher tiver um excesso de determinado composto, ou vitamina, ou proteína por exemplo. 
Pensando assim a gente pode ficar mais tranquila, afinal a quantidade de amônia que pode cair na corrente sanguínea, não vai ser uma quantidade tão grande a ser secretada pela glândula mamária junto ao leite.
 
Concordo plenamente que temos que cuidar da alimentação para que os babys não sofram com as cólicas, porém nada em excesso, um chocolatinho não vai matar sua criança, assim como acredito que umas mechinhas no cabelo não irá fazer mal ao bebê, pelo contrário, a mamãe se sentirá linda, e com certeza mais poderosa e confiante até mesmo em alimentar seu filho.

Cada um tem sua opinião, a minha fica resumida a explicação acima, espero que tire um pouco de neura das mamães.

Bjinhos até o próximo post.

Comentários