Vacina BCG

Umas das perguntas mais frequentes que vejo entre as mãezinhas é a vacina BCG, dei uma pesquisada e espero que as informações ajude!!!

A primeira vacina que nossos pequenos tomam é a BCG (Bacilo Calmette-Guérin) que previne a Tuberculose, a famosa vacina que deixa a marquinha no braço direito que todos nós temos.
A vacina BCG foi obtida a partir de um bacilo de tuberculose bovina em 1906, antes de 1973 era aplicada via oral passando então a via intradérmica.
Injeta-se 0,1 ml de suspensão, por via intradérmica, utilizando-se seringa de 1 ml e agulha 0,45 mm x 13 mm, no limite inferior da região deltoideana do braço direito, segundo o Manual de Normas para o Controle da Tuberculose 1 (D).
A certificações que a BCG confere cerca de 50% de proteção para todas as formas de tuberculose e que a eficácia é de 64% para a meningoencefalite tuberculosa e de 78% para a disseminada. A vacina no Brasil é obrigatória para crianças de 0 a 4 anos, os recém nascidos devem ser vacinados nos primeiros dias de vida, sendo que os mesmos devem pesar no mínimo 2kg, filhos de mãe HIV positiva e crianças soro positivas podem tomar a vacina desde que não sinais de sintoma da AIDS.
o surgimento da pequena lesão avermelhada se dá em 2 a 6 semanas e, a partir daí, regressão até desaparecer, deixando uma pequena cicatriz. Mamãe, não use nenhum tipo de medicamento na casquinha nem a retire. Na ausência de cicatriz vacinal seis meses após a aplicação, a vacina deve ser repetida.
A vacina BCG é considerada segura, com baixa incidência de efeitos adversos, não provocando reações sistêmicas. Algumas complicações relatadas referem-se a técnicas inadequadas, tais como: aplicações profundas e contaminação. Também pode ocorrer formação de quelóide, linfadenite simples ou supurada, abscesso, ulceração local grande e persistente
A disseminação generalizada do BCG está, em geral, associada a quadro de imunodeficiência celular, sendo muito rara, com incidência aproximada de 0,02 casos por milhão. As complicações mais simples, em geral, evoluem espontâneamente para a cura, mas as mais graves são tratadas com drogas para tuberculose.



Bom é isso ai mamães e papais, nunca deixe o cartão de vacinação de seu filho em atraso!
=D


bjinhos

Comentários