Dedo na boca?



A Vitoria descobriu seu dedo, e na sequencia sua boca, resumindo, dedinho salgadinho, boquinha babada, hmmm que combinação heim... e a mãe? Quase louca né!! Já fiz milhares de pesquisa, conversei com o pediatra, com dentista só me resta fazer promessas, e o que eu descubro??...É normal!!!! O que eu faço?? Você se pergunta também? Pois é.Não se deve fazer nada!!!


Nada? Não é bem assim, se seu filho tiver menos de 4 anos, não faça nada, a Vitoria está com 3 meses e 15 dias, ela vai chupar SIM o dedo pois bebês assim como ela estão na fase oral, onde a boca é fonte de prazer, descoberta e desenvolvimento. O baby nessa fase se sente seguro, confortável e tranquilo, além de ser um grande passo no desenvolvimento, pois sabemos que ele descobriu as mãos e a boca, e sua coordenação motora está melhorando!!! 
O dedo na boca é normal, até os 5 meses nossos pequenos vão chupar os dedinhos ou até mesmo a chupeta, a vantagem do dedo é a independência, vai fazer a criança trabalhar a coordenação motora, já a chupeta o pequeno vai depender de um adulto para voltar quando cair. Aos 5 meses seu baby vai aprender a pegar objetos, assim ele vai trocar o dedo pelos mesmos que aprendeu a pegar, ou seja, tudo vai pra boca, fique preparada.


Dedo na boca só se torna problema aos 4 anos de idade, nesse caso é de bom tom procurar ajuda para que seu pequeno largue o dedo, pois ele o usa como carência ou mania. Até 1 ano não é necessário se preocupar tanto com o dedinho molhado de baba, mas cabe aos pais inserirem brinquedos, objetos, fazer brincadeiras e tarefas que seu filho use a mão e que o dê prazer, assim ele vai ocupar a mão com um movimento que não seja pra dentro da boca.


Brigar, reprimir, castigar, chamar a criança de feia ou boba é um erro, afinal nós adultos temos muitas manias que passam despercebidas, necessidades e vícios tão bobos quanto chupar o dedo, e isso só prova a carência do pequeno, por isso o dedo na boca.


O melhor é manter a calma e deixar o pequeno descobrir o mundo como deve ser, se preocupar de mais não trás nada de bom, desencane mamãe, apenas curta seu filho!!!

Comentários