Escoteiros, vamos lá??



No começo desse mês a campainha de casa tocou, pensei, deve ser alguém aqui do condomínio, afinal o interfone não tocou, olhei pelo olho mágico e só vi dois pedacinhos de cabeça, pensei, é criança, abri a porta e lá estavam, as irmãs gêmeas que moram no andar de cima, olhei para as duas e elas estavam vestidas com um uniforme azul, me abordaram com um textinho ensaiado (muito bem ensaiado) e me entregaram um folhetinho, nele estava escrito: "Campanha do agasalho dos escoteiros". Agradeceram e me deram tchau.


Sempre vi escoteiros em filmes, séries e livros, mas nunca ao vivo. Já cheguei a pensar, será que existem?
SIM, os escoteiros existem sim!! E o melhor de tudo, tem um trabalho muito legal e que faz uma grande diferença no desenvolvimento da criança e na forma em que ela vai lhe dar com a sociedade e com a família.
Depois dessa fui atrás para postar aqui no blog o que é o escoteiro, as vantagens e deixar registrado uma opção de entretenimento para nossos pequenos levarem para a vida toda!




Mas o que é escotismo??

"O Escotismo é um Movimento de educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo fundados Baden-Powell e adotado pela UEB."


Com quantos anos meu filho pode entrar??

A partir dos 6 anos os pequenos já podem ingressar como Lobinhos.
"O Ramo Lobinho trabalha a socialização do Jovem inspirado na obra “O Livro da Jangal” de Rudyard Kipling resumido em Mowgli – O Menino Lobo.
O desenvolvimento dos Lobinhos acontece dentro de 6 áreas do conhecimento,  fantasiadas dentro da história de Mowgli como as Leis da Jangal;  são elas:
  • Físico – Representado pela Bagheera;
  • Afetivo - Representado pelo Rikki-tikki-tavi;
  • Caráter - Representado pelo Baloo;
  • Espiritual – Representado por Francisco de Assis,
  • Intelectual - Representado pela Kaa;
  • Social – Representado pela Kotick."

O que o Escotismo vai trazer de bom para meu filho??

 O Movimento Escoteiro irá contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades Físicas, Afetivas, Caráter, Espirituais, Intelectuais e Sociais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

O que mais achei bacana nos escoteiros é a forma de tratar a hierarquia, vejo muitas crianças que tem medo de seus pais invés de ter respeito, isso faz com que as chances dessa criança se envolver com violência, drogas e outras coisas negativas duplicarem. Uma criança que entende e que respeita com amor os mais velhos, certamente vai ser um jovem do bem, e isso os escoteiros trabalham muito bem!!! Os chefes de escoteiros passam respeitos aos pequenos e são respeitados, assim as crianças vão aplicando o respeito em suas vidas, sem falar no contato com a natureza, acampamentos e trilhas são feitos com grande frequência, o ensinamento de como lhe dar com a terra, a água, as plantas e animais é essencial para os pequenos, e hoje em dia é cada vez mais difícil, a convivência com outras crianças, a ideia de grupo e equipe faz crescer nos pequenos o sentimento de divisão, de amizade e parceria e tudo isso ajuda na independência dos pequenos, se sentir importante, útil e capaz é grande valia.

Aqui na cidade de campinas temos vários grupos de escoteiros, vou deixar a indicação de dois grupos que me atenderam e foram super simpáticos em passar informações para construção desse post:




Grupo de escoteiros Craos

Funcionam aos Sábados, das 9 as 12h; dentro do Círculo Militar de Campinas, no Chapadão.

 http://gecraos.com.br/escoteiros-em-campinas/ 


Grupo de escoteiros Jaguaretê
Funcionam aos Sábados, das 8 as 11:30h; dentro do Parque das Águas no Parque Jambeiro.
http://www.jaguarete.org/index.html




Se nenhum dos grupos estiverem próximo a casa dos pequenos acessem o link a baixo e encontre um grupo pertinho de você:
http://www.escoteiros.org.br/grupos_escoteiros/cidade.php?estado=SP&cidade=CAMPINAS


Grupo Craos
Grupo Jaguaretê



O Morangos de Mãe agradece a atenção do Chefe Paulo Jonas do grupo Craos e do Chefe Wellington Santili do grupo Jaguaretê.


Converse com seu filho e fale sobre os escoteiros, tenho certeza que ela vai se interessar e querer conhecer um grupo! Vamos lá!!!

Comentários

  1. Olá Samara... Sou sua vizinha de cima, a mãe dessas duas coisinhas que foram até a sua casa. Vc não imagina a minha alegria quando recebi um e-mail do Chefe Paulo Victor, dizendo que vc o havia procurado com interesse no Movimento Escoteiro após esta "visita". No início do ano passado fui até o GE Craós para colocar as meninas como lobinhas e..... acabei entrando junto. Hoje, além de mãe de lobinha também sou chefe e posso te dizer, com certeza, que nós existimos sim...rsrsrs E não vendemos biscoitos e nem APENAS atravessamos velhinhas no sinal como todo mundo pensa...rsrsrs O Movimento Escoteiro, na verdade, é uma FRATERNIDADE UNIVERSAL... é um RESGATAR de valores que infelizmente o ser humano foi perdendo pelo caminho. Quanto mais eu conheço o propósito e o método do Movimento Escoteiro, mais me apaixono e mais tenho orgulho de fazer parte dele!!!! Ao contrário do que todos pensam, o Movimento Escoteiro não é brincadeira, ....não é recreação... Lidamos com o desenvolvimento dos jovens, ajudamos os jovens a desenvolver seu caráter, sua espiritualidade, seu lado social, afetivo, físico... ajudamos os jovens a encontrar suas habilidades.... e pra isso temos que estudar, temos que estar preparados. Daqui uns 6 anos, teremos o maior prazer em receber a Victória nesta Fraternidade.... Muito obrigada por se interessar e divulgar nosso trabalho. Beijos. Natalia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati, nossa que legal!! Você não imagina, achei tão lindas as meninas, que belezinha, realmente fiquei encantada kkkkk pena que estava sem roupas pra doa, pq com a mudança eu fiz a rapa um pouco antes srsrs. Como o chefe Paulo disse, falta esse lance de informação, participo de um grupo de mães e elas adoraram o post quando divulguei também!!! Bom, vou esperar a Vitoria pegar idade e com certeza vou iniciar ela nos lobinhos!!! =D obrigada pelo comentário!!!! Bjuss

      Excluir
  2. Bom ia,
    adorei essa postagem, sempre fui super apaixonada por natureza e eu pequenininha via os escoteiros brincando no meio do bosque, e queria participar, mas era muito tímida. No começo do ano, eu já bem grandinha (17 anos)com a minha irmã (9 anos) e minha mãe, resolvemos participar, fomos conhecer e ficamos apaixonadas. Atualmente eu sou guia, minha irmã é lobinha e meus pais são chefes, todo mundo da família participando juntos, e estamos no GE CRAOS. O movimento escoteiro não é apenas diversão como a Natalia disse no comentario anteriormente. Nós aprendemos a compartilhar, a conviver com as diferenças, muitas vezes temos que fazer coisas que sozinhos não conseguimos, então estamos aprendendo a trabalhar em grupo, nos importamos com o próximo. Esse papel entregue para voce sobre a campanha do agasalho também foi distribuido por mim e mais alguns escoteiros e lobinhos juntos, e todos nos ouviram, ajudaram, e até se interessaram pelo movimento, assim como você. Minha mãe diz que várias vezes ela está preocupada com trabalho, coisas da casa, mas quando ela chega no encontro, ela simplesmente esquece. Uma das coisas mais gratificantes é o carinho que a gente recebe por todos lá, não somos apenas conhecidos, somos uma grande família, é maravilhoso chegar no encontro e quase ser derrubada por lobinhos, conversar com todos. Obrigada por se interessar, e assim que possível, traga sua filhinha para o grupo, ficaremos muito felizes em recebê-la. Eu mantenho um blog sobre como a é a minha vida como escoteira e biologa (estou cursando biologia atualmente), se voce se interessar : http://biounicamp-lego012.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lego, esse mesmo é seu nome?? Que LINDO o seu blog, amei!!! Que bom que gostou do post sobre vcs, os escoteiros! É muito legal receber esse carinho de vcs apenas por ler meu post, estou muito contente, uma por receber o retorno dos escoteiros e por saber que consegui mostrar pra muitos pais que os escoteiros é um meio de ensinar os pequenos a ter contato com a natureza, ensinar princípios, enfim, uma atividade maravilhosa!!! Obrigada Lego, adorei seu comentário, seu blog, e em breve esterei no GE Craos com a Vitoria!!! =D bjus

      Excluir

Postar um comentário