2º Dose vamos lá!


Dia de mensanario é dia de vacina também!!!
Hoje dia 8 de Junho a Vitoria está completando 4 meses, e sua visita vai ser no posto de saúde aqui do bairro para tomar a segunda dose de uma penca de vacinas (oo dó).


São elas:

Vacina Tetravalente (DTP + Hib)

Tetravalente, isso mesmo, contra Tétano e contra difteria, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b. 
É aplicada na coxa ou no bum bum, primeira dose quando a criança tem 2 meses, segunda dose com 4 meses e terceira dose com 6 meses, fique atento, pois é uma vacina obrigatória no calendário! Para fechar, é de extrema importância dois reforços contra a Tríplice Bacteriana (DTP), que previne a difteria, o tétano e a coqueluche, no período de 15 meses da criança e depois com 4 e 6 anos, depois dessa idade de 10 em 10 anos!
PS. Essa vacina pode dar febre e dor local como reação, por isso fique de olho mamãe! Se passar dos 38º recomenda-se um remédinho! Para dor local, uma boa dica é compressa de água ambiente ok!

Vacina Poliomielite (VOP)

Contra a poliomielite ou paralisia infantil, essa vacina é oral e administrada em três doses e um reforço. A primeira dose é oferecida aos dois meses, depois aos quatro e seis meses, o reforço deve ser aos quinze meses. 
Quase não aparece reação, mas uma diarreia pode aparecer.

"A poliomielite é uma doença causada por um vírus e é altamente contagiosa. A transmissão do vírus pode ser de pessoa para pessoa e através de contato com fezes contaminadas.O risco é maior em situações onde as condições de higiene são inadequadas. Soma-se o fato das crianças pequenas ainda não terem hábitos rígidos de higiene desenvolvidos. Por isso, são os pequenos os mais atingidos pela poliomielite.Vale ressaltar que a transmissão também pode ser feita por contaminação fecal presente na água e em alimentos.
Sinais da poliomielite - Os sintomas iniciais são parecidos com uma gripe associada com náuseas, vômitos e dores abdominais. Esse vírus é capaz de chegar ao sistema nervoso através da corrente sanguínea, podendo ocasionar paralisia total, principalmente das pernas.
A paralisia irreversível geralmente acomete uma em cada 200 infecções. Desses, de 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.A ótima notícia é que o Brasil recebeu o Certificado de Eliminação da Poliomielite em 12 de dezembro de 1994, isto quer dizer que a doença no país está erradicada. Mas nem por isso devemos nos descuidar.Não há tratamento para a poliomielite. A melhor forma de preveni-la é, obviamente, vacinando seu filho nas épocas recomendadas."

Fonte: Guia do bebê

Vacina Oral Rotavírus Humano (VORH)

A vacina contra o Rotavírus,combate o vírus que causa principalmente a gastroenterite, uma infecção no estômago e intestino, o Brasil foi o primeiro país a incluir essa vacina na sua rede pública de saúde.
Cerca de 30% dos casos de diarréia grave nos menores de cinco anos são provocados pelo rotavírus., seus sintomas são: vômito, febre e diarréia líquida constante, que se não for tratada pode levar a desidratação e até a morte. Os recém-nascidos são os principais alvos do vírus.
A vacina é aplicada em duas doses, primeiro as dois meses e depois aos quatros meses. É possível administrar a primeira dose da vacina a partir de 1 mês e 15 dias a 3 meses e 7 dias de idade (6 a 14 semanas de vida) e a segunda dose a partir de 3 meses e 7 dias a 5 meses e 15 dias de idade (14 a 24 semanas de vida). Ela não costuma dar reações.

Hoje a Vitoria vai tomar essas 3. Se vier mais uma eu deixo aqui para as mamães, e não se esqueça de manter em dia o calendário de vacinação dos pequenos!!!




Comentários